sexta-feira, junho 09, 2006

Aos meus caríssimos ex-alunos do Colégio Universitário



Olá moçada!

Conforme prometi, declaro aberto este espaço para aquela nossa (famosa) interlocução filosófica. Bom, algumas coisas têm de ficar bem claras, e algumas regras bem definidas. Uma coisa que me preocupa é como a gente pode travar aqui uma conversa (interlocução) que seja profícua. Olhem só essa palavra! Tenho quase certeza de que a maioria de vocês não sabe o que ela significa. Portanto, lá vai a primeira regra:
Não vai dar para a gente conversar sobre filosofia se vocês não se dispuserem a ser amigos de ao menos um bom dicionário de português. Vamos lá, sem preguiça! Dicionário à mão! Melhor, quem tiver um no computador, mantenha-o aberto (sugestões de dicionários de português eletrônicos: Aurélio Século XXI e Houaiss). Procurem (ou digitem) essa palavrinha esquisita que eu coloquei aí para vocês - profícua. Temos de enriquecer nosso vocabulário. Vocês podem até dizer: ah... eu tenho uma idéia do que é, posso imaginar, inferir o sentido a partir da frase contemplada em seu todo, etc... Bom, ter uma idéia (imaginar, inferir) é algo muito vago que implica uma série de outras coisas. Para a gente compreender qualquer coisa é preciso, de fato, ter ao menos uma idéia dessa coisa. Mas em filosofia é preciso muito mais do que isso. É preciso alcançar uma idéia precisa das coisas, ou seja, do que queremos saber, entender, compreender. E o primeiro passo para isso é conhecer e precisar os termos (e as idéias) que vamos empregar nas questões e respostas.

19 comentários:

Anônimo disse...

Olá marilia! não vejo a hora de ver o que você tem pra postar de filosofia. Gostava muito mesmo da sua aula.
beijos

Anônimo disse...

Marilia...
Sentimos muito sua falta. Sua saída nos levou a grandes perdas. Lamentamos não poder tê-la conosco.
E esperamos enconta-la em breve para que possamos colocar assuntos em dia!!!!
Mariana Schumacher, Vivian Uemura e Isabela Peron.
{Pessoinhas da S-02}

Anônimo disse...

olá marilia.
vamo começa a ter aulas de filosafia pelo pc então.
vc poderia passar as materias q u nosso professor passa nas aulas, assim fica mais facil de aprender.
bom.. pelo menos as proximas materias. porque a prova dele é amanha já.
nos iremos dizendo qual eé a materia i vc passa aqui..pode ser?
bjos
joao petrus

Marília Côrtes disse...

Oi moçadinha!Que bom perceber que vocês já deram uma espiadinha no meu blog! Podem deixar que aos poucos o blog será bem alimentado (e ficará bem gordinho). Obrigada pela visita e pelas mensagens. Continuem a visitar e divulgar o blog. E para começar, vai uma dica: assistam amanhã o quadro sobre filosofia “Ser ou Não Ser” do Fantástico. Poderemos, a partir do que será dito, trocar algumas idéias. E, por favor, se quiserem já colocar as dúvidas em relação ao que estão estudando, fiquem à vontade. Independentemente disso, eu mesma estarei a nutrir o blog com assuntos que considero relevantes.

Marília Côrtes disse...

Ah... esqueci de deixar um beijo a todos e também de dizer que sinto saudades.

Anônimo disse...

E aí Marília? td certinh?
Você não acha que deveria ter várias ágoras espalhadas pela cidade?(uma ágora de verdade)
(explica p/ galera o que é uma ágora.)
Poderiamos discutir, criticar, etc, varias coisa de cima de uma ágora...
Valewwwwww
Bjus

Anônimo disse...

Professora, estamos sentindo muito a sua falta. Achamos que uma aula pelo blog será muito útil. Queremos muito que você volte. Beijos

Anônimo disse...

marilia adorei o blog....saudades de voce
beijoss

Marília Côrtes disse...

Oi André, Ana Carolina e Luciana. Obrigada pelas mensagens. Quanto à sua questão sobre a Ágora, André,assim que eu voltar de viagem postarei algo sobre ela. Um beijo.

Marília Côrtes disse...

Karina e Luísa... ui... agora que percebi que a mensagem vinha em conjunto. Eu também sinto falta de vocês. Obrigada pelo carinho, beijos.

Anônimo disse...

oiiii Marília.
o blog ficou muito legal =)
agora temos que começar a usar neh?! hehe eu assisto o quaadro zer ou não ser domingo passado e passou coisas que você ja havia nos insinado. lembrei das suas aulas! SAUDADES.
=@
Renata Queiroz

Anônimo disse...

OPS. errei
é SER*

beijo =@

Anônimo disse...

Marília..
eu to morrendo de saudades das suas aulas e eu não sei mais nada de filosofia!Eu nao entendo nada sobre Maquiavel, ia ser legal falar sobre isso aqui.
Esse blog vai ser muito util!!
e vc.. tudo bem?
fiquei muito triste de vc ter saido, sinto sua falta!
um beijo

Marília Côrtes disse...

Oi Renata. Que bom que você gostou. E por favor, comece a usar. O que vocês estão aprendendo?Que tal fazer uma perguntinha ou tentar esboçar as dúvidas que vocês estão tendo em relação à matéria. Não se acanhe. Questionar é o primeiro passo para saber. Um beijo e obrigada pela visita. Também tenho saudades.

Marília Côrtes disse...

Natália, não se desespere. Vou providenciar algo indispensável sobre Maquiavel. Veja lá!
Um beijo.

Marília Côrtes disse...

Getupan, que tal você se apresentar? Gostaria de saber de que pára-quedas você caiu... rsrsrs... ou será que foi de uma estrela? De qualquer modo, acredito que não há um professor sequer (que se preze, é claro) que negue contribuir para o crescimento de um bom aluno, curioso e interessado em adquirir conhecimento. Um abraço e obrigada pelo comentário gracioso e bem humorado.

Marília Côrtes disse...

Getupan... não entendi o comentário sobre sua busca na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Desculpe-me, mas você poderia explicar melhor o que quis dizer? Como assim um sentido para a vida?
Até!

Marília Côrtes disse...

Oi Renato. Desculpe-me a demora em responder mas ando completamente sem tempo. Sobre as questões que você levantou, infelizmente não as poderei responder pontualmente, mas gostaria que você atentasse para o seguinte: Kant está menos preocupado com temas existenciais e mais com o princípio de determinação da vontade, ou simplesmente com o valor moral das ações. Kant entende que todos os seres humanos desejam a felicidade. A felicidade é um fim irrenunciável. Não há necessariamente conflito entre as obrigações morais que a razão reclama e a busca da felicidade que as inclinações demandam. Contudo, o sentido do §5 da FMC I solicita uma discussão específica. O apelo ao argumento teleológico tem uma função muito mais retórica. Ele é usado por Kant para contestar seus opositores e mostrar que a razão é prática e, portanto, "produz" uma boa vontade.
Bom... acho que para compreender Kant, não há como escapar dessa "queimação na cabeça". Faz parte! Não economize neurônios rsrsrsrs

Sobre Maquiavel, te respondo depois. Um abraço e boa sorte.

Marília Côrtes disse...

Oi Renato. Olha, não sei a tradução que você está usando e também não sei que artigos você leu da Andréa. Imagino que a Andréa cite a tradução do Valério Rohden e Udo Baldur Moosburger, da edição d'Os Pensadores, Abril Cultural, 1980, mas não tenho certeza. Eu, em geral, uso essa e sei que o Aguinaldo também. Talvez fosse interessante você fazer um contato direto com a Andréa. Ela também tem um blog agora... muito bom por sinal, como tudo que tenho visto dela. O endereço é http://andreafaggion.blogspot.com/ Tenho certeza de que ela te considerará benvindo (no caso, bem-ido rsrsrs).
Bom. Sei que estou te devendo ainda uma resposta sobre Maquiavel. Eu até poderia tirá-la da manga, mas prefiro responder com mais acuidade. Assim que a correria diminuir eu retomarei esse seu ponto.
Gostaria de te pedir, por favor, para quando vc fizer algum comentário, assinalar embaixo o título da postagem. Isto porque eu recebo um aviso de que há um novo comentário via e-mail, mas não vem onde ele está. Daí que tenho de ficar correndo as postagens (abrindo uma a uma) para descobri-lo. Isso leva um certo tempo... principalmente porque o blog é um pouco pesado e a minha conexão nada boa.
É isso. Obrigada pela visita e até a próxima.