terça-feira, junho 20, 2006

O Príncipe de Maquiavel


Caros ex-alunos

Soube que teve gente desesperada por não saber nada de Maquiavel. Para tentar aliviar esse desespero, administro aqui uma gotinha do que significa virtude para o príncipe, segundo Maquiavel. O príncipe virtuoso, para Maquiavel, é aquele que tem êxito em chegar e manter-se no poder. Sua virtude está em mediar as situações que a necessidade impõe e a fortuna oferece. “Assim, é preciso que, para se conservar, um príncipe aprenda a ser mau, e que se sirva ou não disso de acordo com a necessidade” (Maquiavel. O Príncipe | cap XV). “... quando um príncipe se apóia apenas na fortuna, arruína-se de acordo com as variações daquela". " Julgo feliz, também o que harmoniza sua maneira de agir com as características de cada época, e infeliz aquele cujo modo de proceder discorda dos tempos” (cap. XXV). Pode-se dizer, pois, que para o príncipe de Maquiavel, a virtude não pode ser confundida com a moral (uma relação comumente feita), embora ele possa até possuir princípios morais. Porém, no exercício de sua função, tais princípios devem (de acordo com a necessidade) ser abstraídos, devendo o príncipe agir com o máximo de esperteza e atenção à sorte.

3 comentários:

Anônimo disse...

marilia muito obrigado mesmo por ter postado sobre maquiavel

nao onseguia entender direito em que eram baseados os pensamntos de maquiavel, agora já tenho um noçao sobre o que se trata

muito obrigado=))

abraços
ta faendo falta no colegio!=Pp

Anônimo disse...

Digo o mesmo que o Thiago, como disse uma amiga minha "até mesmo maquiavel ficou sem graça e confuso sem a Marilia".

Acho que essa texto apesar de curto elucidou um pouco minha mente.

Brigado =)

Marília Côrtes disse...

Bom... meninos. Obrigada pelos comentários. É uma pena que via blog só dá para esclarecer muito pouco. Aconselho vocês a beberem na fonte, ou seja, a lerem O Príncipe. Tenho certeza de que vocês vão gostar. Um beijo.