quinta-feira, maio 26, 2011

Orgasmático Poema


A vagina vazia
imagina
que a página (sem vaselina)
a si mesma se preenche
e se plagia

Essa língua que sempre falo
(e falo sempre)
e distraído escrevo
embora não tão frequentemente
massa falida
desmorona no papel
                               quando babo
e acabada em texto
eu acabo
..........................

[Sempre tive predileção especial por esse poema de Paulo Leminski. Ele figura entre aqueles que anotei num de meus caderninhos. É claro que não pretendo cometer aqui o crime de explicar o poema, pois ele fala por si mesmo. Mas vou ao menos explicar os motivos pelos quais eu gosto tanto dele].

Considero-o genial por ao menos dois motivos: primeiro pela métrica poética e musical das rimas na primeira estrofe: vagina, vazia, imagina, página, vaselina, plagia (ina, ia, ina, ina, ina, ia); segundo, pela associação entre as ideias de "vagina e falo, língua e falo", que suscita a ideia de que quem escreve (e escrever tem relação, no caso aqui ambígua, com a língua)  escreve como quem faz sexo, portanto, como quem, ao escrever, ejacula, e, ao atingir esse clímax, escorre (baba e desmorona) em palavras. Ejacular palavras seria, aqui, gerar um texto: um esforço de quem ao ejacular se acaba em versos, e, deste modo, Leminski acaba também o poema. 

[Bom, que eu me lembre, o poema não tem um título. Eu é que o intitulei assim. Leminski e seus fãs que me perdoem se não gostaram...].




4 comentários:

Anônimo disse...

Bravo!

Ralph Kohler disse...

Esplêndido.

Anônimo disse...

perfeito. texto título poema língua

Anônimo disse...

Perfeito!