terça-feira, junho 20, 2006

O Príncipe de Maquiavel


Caros ex-alunos.
Soube que teve gente desesperada por não saber nada de Maquiavel. Para tentar aliviar esse desespero administro aqui uma gotinha do que significa virtude para o príncipe, segundo Maquiavel. O príncipe virtuoso, para Maquiavel, é aquele que tem êxito em chegar e manter-se no poder. Sua virtude está em mediar as situações que a necessidade impõe e a fortuna oferece. “Assim, é preciso que, para se conservar, um príncipe aprenda a ser mau, e que se sirva ou não disso de acordo com a necessidade” (Maquiavel. O Príncipe. cap. xv). “... quando um príncipe se apóia apenas na fortuna, arruína-se de acordo com as variações daquela". "Julgo feliz, também o que harmoniza sua maneira de agir com as características de cada época, e infeliz aquele cujo modo de proceder discorda dos tempos” (cap. xxv). Pode-se dizer que para o príncipe de Maquiavel, a virtude não pode ser confundida com a moral (uma relação comumente feita), embora ele possa até possuir princípios morais. Porém, no exercício de sua função, tais princípios devem (de acordo com a necessidade) ser abstraídos, devendo o príncipe agir com o máximo de esperteza e atenção à sorte.

6 comentários:

Thiago disse...

marilia muito obrigado mesmo por ter postado sobre maquiavel

nao onseguia entender direito em que eram baseados os pensamntos de maquiavel, agora já tenho um noçao sobre o que se trata

muito obrigado=))

abraços
ta faendo falta no colegio!=Pp

Didego F. G . F. disse...

Digo o mesmo que o Thiago, como disse uma amiga minha "até mesmo maquiavel ficou sem graça e confuso sem a Marilia".

Acho que essa texto apesar de curto elucidou um pouco minha mente.

Brigado =)

Marília Côrtes de Ferraz disse...

Bom... meninos. Obrigada pelos comentários. É uma pena que via blog só dá para esclarecer muito pouco. Aconselho vocês a beberem na fonte, ou seja, a lerem O Príncipe. Tenho certeza de que vocês vão gostar. Um beijo.

getupan disse...

Oi Marília. Vendo essa foto do Maquiavel eu fico imaginando que só falta a máscara do Darth Vather na cabeça dele.

getupan disse...

Ps.: o que ele tem na mão poderia ser o seu sabre de luz.

getupan disse...

Brincadeiras à parte, queria te perguntar se é justo associar o maquiavelismo com uma apologia da imoralidade. As pessoas costumam falar: "fulano é muito maquiavélico! Ele não presta!"