domingo, junho 04, 2006

Eis o resumo da minha dissertação


Liberdade e Imputabilidade Moral em Hume
RESUMO
A dissertação examina a análise de Hume dos conceitos de liberdade e imputabilidade moral. O texto de referência para a pesquisa é a seção VIII da Investigação sobre o entendimento humano. Mostro, a partir do estudo dessa seção, em que sentido os conceitos de liberdade e necessidade são compatíveis para Hume. Para tanto, analiso o compatibilismo humeano enfatizando a unidade explicativa que o autor esposa claramente na obra citada. De fato, Hume, em seu exame das noções de liberdade e necessidade anuncia introduzir novidades que prometem ao menos algum resultado na decisão da controvérsia entre a doutrina da necessidade e a doutrina da liberdade (da vontade). Ele propõe um ‘projeto de reconciliação’ (reconciling project) que consiste em mostrar que liberdade e necessidade são perfeitamente compatíveis entre si, e que afirmar que as ações humanas são livres não é afirmar que estejam fora do âmbito da necessidade, mas apenas que se realizaram sem constrangimento. Em seguida, esclareço as razões que conduzem à crença na vontade livre, crença esta infundada, segundo Hume. Por fim, procuro estabelecer as conseqüências que o compatibilismo humeano traz para a noção de responsabilidade moral. Hume entende que não só é perfeitamente possível explicar os juízos morais pelo seu compatibilismo, como também que o seu compatibilismo é a única alternativa de fato consistente para dar conta dos ajuizamentos que fazemos acerca da moralidade. Entendo que a explicação dos juízos morais de imputabilidade oferecida por Hume representa uma hipótese altamente persuasiva e com vigor suficiente para responder a objeções geralmente apresentadas pelos incompatibilistas.

5 comentários:

Aguinaldo Pavão disse...

O trabalho da professora Marília é de alta qualidade. Não por acaso recebeu "distinção e louvor" da banca. A sua dissertação é uma contribuição original aos estudos sobre liberdade em Hume no Brasil.

Enrico Callado disse...

E ai marília td bem?
ou massa pra caramba seu blog valeu mesmo por ter lembrado de mim e mandado esse email..vou acessar esse site sim e quando eu tiver duvida vou te perguntar...inclusive nos tivemos prova hoje de filosofia do profº Luigi vc conhece?
Vc escreve bem demais prabens mesmo viu vc é uma professora muito boa muito dedicada serio memso sem puxaçao de saco saudades de vc tb! Onde vc esta morando? tem msn, orkut? me add... e afinal pq vc vazo do universitario? mancada hein! ahahahahaha
entao eh soh isso ae...mtos bjoess tdo de bom teh +..=D

Marília Côrtes de Ferraz disse...

Oi Enrico. Puxa... você demorou para aparecer heim. Obrigada pela mensagem e elogios. Bom, eu não conheço o professor Luigi não! Quanto a minha saída, você não leu a carta? Se não, diga que eu te envio. Nela está tudo bem explicadinho. Um beijo e continue acessando o blog. Pouco a pouco ela se tornará mais interessante. Um beijo.

Marília Côrtes de Ferraz disse...

Aguinaldo. Seus elogios muito me honram. Especialmente porque são seus elogios. Elogios de quem entende e conhece o assunto muito mais do que eu. Obrigada. Um beijo!

Alunos do Universitário disse...

OI Marilia eh a Carol fernandes a Carolina Duarte a Jéssica e o enrico...tudo bem?
estamos todos muito tristes pq vc saiu e elas e eu qeremos a explicaçao pq da sua saida mande a carta para nossos emails: enrico_callado@hot....
carolinaduarte1@hot...
sayuri_jk@hot....
carolzinhafer@hot...
Obrigadao beijos =]